209ª Reunião Ordinária do Conselho de Consumidores da Light

Obras na Ilha do Governador, encontro de conselhos de consumidores e poda de árvores foram alguns dos temas discutidos

 

O Conselho de Consumidores da Light se reuniu na sexta-feira (16) para discutir temas relevantes aos consumidores na área de concessão da empresa. Além da preparação para o XIII Encontro de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica da Região Sudeste, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2025, a reunião também abordou questões como a situação das linhas de transmissão subterrâneas na Ilha do Governador. A Coordenação de Projetos e Expansão da Alta Tensão apresentou um cronograma de obras para modernizar a infraestrutura da região, onde as linhas 108 e 159, devido à ação do tempo, vêm apresentando sinais de fadiga. 

 

A reunião também contou com apresentações da Coordenação de Estudo do Sistema, que discutiu o carregamento das subestações da Light, e da Gerência de Estudos e Estratégia Regulatória, que trouxe à pauta o “Sandbox Tarifário,” uma iniciativa que busca testar novos modelos de tarifação para beneficiar os consumidores.

 

Os conselheiros Hércules Ferreira e Gilson Rodrigues Araújo, representantes da Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro (FEMAERJ), apresentaram, com o apoio do também conselheiro Alexandre Galvão, um projeto para as comunidades. Esse projeto, que seria em parceria com a Light, busca reduzir os custos de energia e combater o furto de eletricidade, garantindo que a energia gerada seja utilizada de forma mais sustentável pela própria comunidade.

 

Como encerramento, foi destacada a necessidade de esclarecer à população sobre a responsabilidade pela poda de árvores próximas às redes elétricas. De acordo com a resolução da ANEEL, essa responsabilidade, muitas vezes, recai sobre as prefeituras ou proprietários dos terrenos, mas a falta de clareza tem gerado confusão e reclamações entre os consumidores. A Light solicitou apoio para a divulgação dessas informações, para prevenir problemas no fornecimento de energia e assegurar a segurança das redes.

 

Fonte: Comunicação Conselho de Consumidores da light