O ar-condicionado pode ser o vilão da sua conta de energia

Saiba como usá-lo de maneira econômica.

Quando as temperaturas sobem, o ar-condicionado pode parecer um verdadeiro salva-vidas. No entanto, o uso constante desse aparelho pode resultar em um aumento significativo na conta de luz. O Conselho de Consumidores da Light separou algumas dicas sobre como usar o ar-condicionado de maneira econômica.

  1. Escolha Modelos Econômicos

Ao comprar um novo ar-condicionado, procure modelos que possuam o Selo Procel A. Este selo indica que o aparelho tem um consumo energético mais baixo. Além disso, considere modelos com tecnologias focadas em economia, como o Inverter. O compressor desses aparelhos funciona de forma ininterrupta, mas com uma potência controlada, evitando picos de energia e alcançando a temperatura desejada mais rapidamente.

  1. Utilize Recursos Inteligentes

A maioria dos aparelhos de ar-condicionado modernos vem com recursos que podem ajudar a economizar energia. Por exemplo, o recurso Timer permite programar o funcionamento automático do ar-condicionado, enquanto a função Eco se adapta à variação da temperatura do corpo durante o sono. A função Sleep aumenta gradualmente a temperatura, permitindo menos esforço e consumo elétrico, mas mantendo uma temperatura agradável durante o sono.

  1. Adote Hábitos de Uso Conscientes

A maneira como você usa o ar-condicionado pode ter um grande impacto no consumo de energia. Tente ligar o aparelho apenas quando necessário e desligá-lo quando o ambiente já estiver climatizado o suficiente. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda manter a temperatura do ar-condicionado entre 21ºC e 23ºC, que são consideradas ideais para o corpo humano.

  1. Faça Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva do ar-condicionado pode evitar problemas futuros e gastos maiores com consertos. Além disso, um ar-condicionado limpo e com filtros em bom estado trabalha de forma mais eficiente, o que pode resultar em economia de energia. Recomenda-se fazer a manutenção do aparelho uma vez por ano para equipamentos pouco usados ou de seis em seis meses para equipamentos muito usados.

O ar-condicionado não precisa ser o vilão da conta de luz. Com a escolha do modelo certo, o uso de funções de economia e a adoção de hábitos inteligentes, é possível desfrutar de um ambiente fresco sem surpresas desagradáveis no final do mês. Lembre-se, cada pequena ação pode fazer uma grande diferença na sua conta de energia e no meio ambiente.