Nesta sexta-feira (07), foi realizada a 208ª Reunião do Conselho de Consumidores da Light, na sede da empresa. O encontro contou com a presença dos conselheiros: Marco Vilela, Hercules Ferreira, Alexandre Galvão, Carlos Eduardo Dair Coutinho, Carlos Augusto Alves, Gilson Rodrigues, Luis Fernando Gonçalves e as secretarias executivas: Larissa Freitas e Andrea Bastos.
Os principais pontos discutidos durante a reunião foram a apresentação do Plano de Desenvolvimento da Distribuição (PDD), o plano de comunicação direta com as comunidades, a continuidade dos encontros com lideranças comunitárias, os índices de qualidade no fornecimento de energia e as preocupações relacionadas ao atendimento ao consumidor.
Durante a reunião, foi apresentado novamente para esclarecimentos o Plano de Desenvolvimento da Distribuição (PDD), entregue à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em abril de 2024, conforme determina a Resolução 1000/2021. De acordo com a legislação, a distribuidora tem a obrigação de apresentar o PDD ao Conselho de Consumidores até o dia 30 de abril de cada ano, conforme o Artigo 34, inciso V.
Nas últimas reuniões, o conselho apresentou sua preocupação com o relacionamento da distribuidora com as comunidades. Nesta reunião os executivos da Light discutiram um plano de comunicação direta com as comunidades, que visa aproximar a empresa das demandas locais e revisar o diálogo com os consumidores das regiões. Serão realizados testes de novos modelos de comunicação, inspirados em referências da área de saneamento para melhorar a eficácia das interações.
Desde março, a Light iniciou encontros regulares com 15 lideranças comunitárias, programados para ocorrer a cada 45 dias. Esses encontros têm como objetivo ouvir as necessidades da comunidade mais de perto, verificar projetos patrocinados e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e estabelecer parcerias estratégicas.
Hercules Ferreira, representante dos consumidores residenciais, aproveitou a reunião para reforçar suas preocupações relacionadas ao atendimento ao consumidor dessas áreas, destacando a importância de melhorias neste setor para aumentar a satisfação dos clientes.
Luis Fernando Gonçalves, representante do comércio, destacou a relevância do investimento em campanhas de uso consciente da energia para todos os consumidores. O presidente do Conselho, Carlos Eduardo Dair Coutinho, representante do setor rural, reforçou a necessidade da empresa compartilhar suas comunicações e agendas com a comunidade para garantir maior transparência e envolvimento.
Marco Vilela, representante do poder público, havia solicitado à distribuidora os dados dos indicadores de qualidade do fornecimento de energia da Light. Os índices são medidos pela ANEEL com base em diversos indicadores, como a continuidade e conformidade da tensão de fornecimento. Entre os principais indicadores estão o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora). Esses indicadores são essenciais para avaliar a eficiência do serviço prestado pela distribuidora e são determinados conforme os procedimentos estabelecidos no PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional).
Representantes da Light explicaram que para garantir a apuração correta desses indicadores, a Light adota as seguintes etapas: analisar as ocorrências emergenciais e não emergenciais, identificar e corrigir possíveis erros de inserção (início e fim da interrupção, causa da interrupção, dispositivo manobrado) e prover dados para realização de feedback/treinamentos.
A reunião foi encerrada com a definição das próximas datas e a agenda de atividades do conselho. Atua de forma consultiva para proporcionar transparência e promover a participação dos consumidores no planejamento da distribuidora, fortalecendo o diálogo entre a empresa e seus clientes.
Fonte: Comunicação Conselho de Consumidores da Light