Conselho de Consumidores da Light discute gestão de iluminação pública e incidente de 138kV

O Conselho de Consumidores da Light se reuniu na sexta-feira, dia 20, para tratar das questões relacionadas à operação da concessionária. Entre os principais temas discutidos, destacam-se a organização de um encontro regional, a realização da manutenção da rede, a revisão das taxas de iluminação pública e, por fim, a análise da última ocorrência de queda de 138kV de Furnas, em Triagem.

Durante o encontro, a Coordenação de Engenharia da Manutenção, Alta Tensão e Subterrâneo esclareceu detalhes sobre o incidente envolvendo a queda de 138kV, causada por um incêndio na servidão da linha de transmissão da Light. Esse evento resultou na interrupção do fornecimento de energia para cerca de 384 mil clientes. A seguir, a equipe técnica explicou as causas do incêndio bem como as medidas emergenciais tomadas para o rápido restabelecimento da energia. Além disso, discutiram estratégias preventivas para evitar novos incidentes desse tipo.

Planos de Manutenção da Light

Outro ponto importante discutido na reunião foi a apresentação da Coordenação de Engenharia da Manutenção, que detalhou como a Light elabora seus planos de manutenção. A equipe ajusta esses planos à capacidade executiva de cada polo regional, com o objetivo de manter indicadores de qualidade, como o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), dentro dos limites regulatórios. O processo envolve a definição de estratégias, levantamento de dados, diagnóstico, desenvolvimento e implementação dos planos, seguido por um monitoramento constante.

Estudo sobre a Gestão de Iluminação Pública

Além disso, a equipe de gestão técnica apresentou um estudo sobre a gestão da iluminação pública, destacando a responsabilidade dos governos municipais pela instalação, manutenção e gestão, conforme a Resolução Normativa ANEEL nº 1000 de 2021. Nesse contexto, também foi discutido o uso de um sistema de censo que integra câmeras de alta resolução, inteligência artificial e aplicativos para a captura de dados em campo. Dessa forma, esse sistema possibilita a gestão eficiente dos pontos de iluminação e, ao mesmo tempo, a integração com portais de faturamento e planejamento.

Arrecadação e Sustentabilidade da Iluminação Pública

Em relação à arrecadação para os serviços de iluminação pública, foi destacado o papel da COSIP (Contribuição para o Serviço de Iluminação Pública), um imposto municipal cobrado pelas distribuidoras de energia, como a Light. Na ocasião, foram detalhadas as diferentes modalidades de repasse entre a distribuidora e os municípios. Adicionalmente, uma análise classificou os municípios como superavitários ou deficitários com base em suas arrecadações e no faturamento da iluminação pública.

Infraestrutura de Distribuição da Light

A área de concessão da Light atende 4,4 milhões de clientes distribuídos por várias regiões do estado. Ao todo, a rede inclui mais de 24.000 km de média tensão, 61.200 km de baixa tensão e 2.600 km de linhas de subtransmissão. A Light conta com uma infraestrutura robusta de transformadores, centros de operações e subestações, de acordo com as necessidades de cada área de concessão.

Fonte: Comunicação