Conselho de Consumidores da Light discute pautas direcionadas aos consumidores e apresenta novos conselheiros

A reunião contou com a participação de gestores da Light e novos representantes do poder público

Nesta sexta-feira (25), ocorreu mais uma reunião do Conselho de Consumidores da Light, na sede da empresa, contando com representantes dos consumidores das áreas: residencial, rural, comercial, industrial e poder público.

O encontro foi marcado pela apresentação dos novos conselheiros representantes da classe poder público. Felipe Peixoto, agora Conselheiro Titular, e Alexandre Galvão, Conselheiro Suplente, ambos representando a SEENEMAR. A parceria com o Conselho pretende dar voz aos consumidores desse setor e também contribuir com as discussões promovidas pelo Estado com o tema Energia. 

Na reunião, Carlos Eduardo Dair Coutinho, presidente do Conselho de Consumidores da Light, e Larissa Freitas, Secretária Executiva da Light, compartilharam suas  experiências adquiridas durante o evento de capacitação promovido pela ANEEL, na última semana. A Resolução 963/2021, que estabelece diretrizes para a formação e operação dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, foi o foco central dessa discussão.

Ainda sobre o tema capacitação dos Conselheiros, Olney de Castro, da Gerência de Regulação Técnica Comercial, conduziu uma apresentação sobre a Resolução 1000 da ANEEL. Ele enfatizou as recentes alterações nos prazos e na execução de serviços das distribuidoras, trazendo luz a pontos relevantes para os consumidores. 

Pensando ainda nos consumidores de energia, a tarifa social também foi pauta do encontro. Andreia Bastos, da Superintendência de Relações Institucionais, apresentou dados atualizados sobre a tarifa social e sobre os cadastros no estado do Rio de Janeiro. Com ênfase na importância do envolvimento dos CRAS, Bastos ressaltou a necessidade de ampliar o cadastro de usuários beneficiados por essa tarifa.

A pedido do Conselho, Paulo Henrique, da Gerência de Faturamento, elucidou a composição da tarifa para consumidores clientes da geração distribuída, esclarecendo dúvidas e apresentando detalhes técnicos.

Finalizando a reunião, foi discutida a participação ativa de membros do conselho em eventos futuros de relevância para o setor. Entre eles, o SENDI 2023 e o Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores, ambos programados para novembro. Além disso, uma visita ao complexo hidrelétrico de Lajes, em Piraí, que está agendada para setembro, prometendo ser um momento de grande aprendizado e integração.

O Conselho de Consumidores da Light se reúne mensalmente para dar voz aos consumidores por meio de sua representação.  Conheça a composição do Conselho  

Fonte: Comunicação Conselho