Conselho de Consumidores da Light participa do SENDI 2023

O representante da classe poder público dentro do Conselho de Consumidores da Light, Alexandre Galvão, está participando do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica – SENDI, em Vitória/ES. O evento busca apresentar e discutir tendências do setor e promover a troca de experiências entre as empresas de energia elétrica.

“Participar dessa discussão é uma oportunidade de conhecer o que as empresas estão fazendo e quais as melhores práticas para levar até a nossa realidade local, dentro do Conselho de Consumidores”, comenta Galvão.

No primeiro dia de evento, inovação, sustentabilidade e as atualizações sobre o mercado de energia foram os principais assuntos debatidos no decorrer da programação. A importância dos temas foi lembrada ainda na solenidade de abertura. 

João Marques da Cruz, presidente da EDP – empresa anfitriã do Sendi em 2023 destacou a importância do encontro.

“Conseguimos construir um evento grandioso em números, mas, para além dos números, o Sendi é um espaço para debate dos assuntos mais importantes e desafios do nosso setor”, ressaltou o presidente.

Marcos Madureira, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), responsável pela realização do evento, destacou a importância da qualidade da energia no Brasil e os benefícios que ela traz para a sociedade. “Hoje, em 99,98% das horas do ano, a população brasileira tem acesso à energia elétrica. Isso é fruto de esforço contínuo do setor. No ano passado, foram investidos R$31 bilhões para que pudéssemos ter uma qualidade cada vez melhor.” 

Já o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ricardo Tili, ressaltou os desafios do segmento brasileiro tanto na geração como na distribuição de energia. “É importante rever as fontes e pensar em uma transição das nossas matrizes. Passamos por mudanças no uso da energia nas grandes cidades, como no uso veicular. São vários desafios e o Sendi é importantíssimo para esse debate”. E sentenciou: “O futuro vai ser muito diferente do que vemos hoje”.

O evento se estende até sexta-feira (10) com uma ampla programação.

Com informações da comunicação Sendi 2023